Poder amamentar é um ato que traz vários benefícios não somente para a criança, mas para a mãe também. Mas você sabia que existem as fases da amamentação? Isso significa que o leite não é sempre igual, ele precisa passar por mudanças para que se adapte às necessidades da criança conforme ela vai crescendo. Por isso não há nada mais completo que o leite materno.
É importante que a mãe saiba sobre essas fases, para que não seja pega de surpresa com a mudança do leite. Assim, não corre o perigo da mãe se confundir e achar que está com algum problema. Veja a seguir quais são essas 3 fases e suas principais características.
As 3 fases da amamentação: colostro, leite de transição e leite maduro
Assim que o bebê nasce, a mãe está pronta para amamentar a criança. Mas neste momento é normal a nova mãe ter dificuldade na amamentação, por isso, é muito importante contar com a orientação da médica e enfermeiras que irão auxiliar neste processo.
O leite materno conta com proteínas, carboidratos e lipídeos essenciais para o desenvolvimento cognitivo e físico da criança. Além disso, ajuda a reduzir o risco de doenças.
Por isso, se possível, proporcione essa alimentação para a sua criança. Confira as 3 fases da amamentação:
Colostro
Quando a mãe vai amamentar pela primeira vez, ela pode estranhar o aspecto do leite que sair. Nesta fase, entre o 1º e o 5º dia após o parto, o leite, conhecido nessa fase como colostro, é produzido. Ele tem o aspecto mais transparente e pode chegar a ter um tom de amarelo. O volume produzido é menor porém suficiente para as necessidades do bebê.
Isso não significa que o seu leite é fraco, muito pelo contrário, ele é rico proteínas, essenciais nesse primeiro momento para o bebê. O colostro possui concentração de imunoglobulinas, que colaboram para ajudar na imunidade do bebê.
Leite de transição
Depois do 6º até o 15º dia do nascimento da criança, o leite passa por uma mudança. Sua produção aumenta, por isso, essa fase é chamada de leite de transição.
Aqui, é comum a mãe perceber esse aumento e a mudança da coloração do leite. Ele passa a ser mais rico em gorduras e nutrientes que vão colaborar com o crescimento da criança.
Leite maduro
A partir do 15º dia a mãe passa a produzir o que chamamos de leite maduro. É esse leite que vai alimentar a criança até a fase do desmame. Ele já conta com todos os nutrientes para continuar ajudando no desenvolvimento da criança.
Depois dessa fase, o leite não passará por mais mudanças. A mãe pode amamentar exclusivamente durante os primeiros 6 meses de vida. Após isso, a criança passa a comer alimentos sólidos, frutas e legumes, mas a mãe pode optar por manter o aleitamento até os 2 anos de idade.