Interagir com o seu bebê é a maneira mais eficaz de gerar vínculo e incentivar o seu desenvolvimento e sociabilidade. Muitos pais, principalmente os de primeira viagem, ficam na dúvida de qual a maneira certa de interagir com a criança, mas vale lembrar que esse é um momento de descoberta, tanto para a criança, quanto para você.

Em primeiro lugar, é preciso entender que cada fase do bebê pede um tipo de interação diferente. Mas você também deve ficar atento para aquilo que mais chama a atenção da criança. Ou seja, não adianta forçar algo, sendo que a criança gosta de outra coisa.

Veja a seguir, algumas dicas de como começar a interagir com o seu bebê e qual a melhor forma para fazer isso. Você vai perceber que isso faz bem, não somente para o bebê, mas para toda a família.

Conversar é uma das melhores formas para interagir com o seu bebê

Se você quer interagir com o seu bebê, o primeiro passo é começar a conversar com ele. “Ah, mas ele não entende nada”! Claro que nos primeiros meses de vida, a criança ainda não tem a menor ideia do que os adultos estão falando, mas ela vai aprender. O foco é criar conexão e estimular a fala.

Muitos pais ficam com medo de falar com a criança de forma infantilizada. Muitos estudos foram feitos sobre isso e apontam que o mais indicado é falar com a criança de forma normal.

Porém, se você gosta de falar de forma infantilizada, isso em nada prejudica o desenvolvimento da criança. 

O importante é que você sempre converse com ela. Diga o que está fazendo, pergunte como foi seu dia, sim, parece algo bobo, mas não é. O bebê vai se acostumando com a sua voz e vai desenvolvendo a fala, assim, você passa a perceber o que ela pode estar querendo demonstrar.

Além disso, sempre ao conversar com o seu bebê, dê preferência ao contato visual, isso também ajuda na conexão.

Como as brincadeiras devem ser feitas nessa fase

Outra maneira bem legal de interagir com o seu bebê, é brincando. Mas aqui, você deve ficar atento aos tipos de brincadeiras de acordo com a idade da criança. 

Por exemplo, para bebês a partir dos 6 meses de idade, você pode incentivar brincadeiras sensoriais. Depois, as brincadeiras podem ir mudando, como brincar de “achou”, cobrindo o rosto com as mãos e fazendo a criança rir, elas adoram.

As brincadeiras também ajudam no aprendizado, então, você pode usar brinquedos ou joguinhos que ensinam cores ou nomes de animais, por exemplo. As possibilidades são infinitas, mas é sempre bom respeitar a limitação da criança e nunca forçar a barra.