A vacina BCG é muito importante para prevenir a tuberculose, uma doença grave que pode afetar principalmente os pulmões. Quando aplicada, ela produz anticorpos que vão agir contra a doença, assim, eles serão ativados em caso que a bactéria entre no organismo.
A tuberculose não é uma doença erradicada no Brasil, por isso, a vacinação é tão importante, pois ela protege a criança e diminui as chances de contrair a doença. Mas qual a idade ideal para tomar essa vacina? É dose única ou precisa tomar outras vezes? Essa e outras dúvidas vamos esclarecer.
Idade indicada para tomar a vacina BCG
No Brasil, a vacina BCG já é aplicada há alguns anos em crianças ainda na maternidade. São recém-nascidos que precisam ter o peso de 2kg ou mais para poder receber a dose, que é única.
Sabe aquela marca que temos no braço direito? Então, é o sinal da vacina BCG, que geralmente leva entre 3 e 6 meses para aparecer. Isso é totalmente normal, mas pode acontecer de a criança não ficar com cicatriz, mas não é preciso ter preocupação quanto a isso.
Caso a criança não tenha tomado a vacina, é possível tomar até os 4 anos de idade. É muito importante que pais e responsáveis vacinem suas crianças, pois nos últimos anos houve uma queda significativa da cobertura vacinal, principalmente por causa da pandemia da Covid-19.
Existem contraindicações?
Sim, no caso, como mencionado, somente crianças que tenham peso igual ou acima de 2kg podem tomar a vacina. Sendo assim, bebês prematuros não podem tomar, somente quando alcançar o peso ideal.
Além disso, crianças que nascem com alguma doença congênita ou imunodepressoras, não podem tomar a vacina.
Prepare-se para as reações
Depois da vacina, é possível que a criança tenha algumas reações. Além do inchaço na região, é possível que também fique vermelho e a criança tenha um pouco de sensibilidade no local. Dificilmente a criança tem febre, mas pode acontecer. Após ocorrerá uma evolução desde o pontinho da vacina, para mais vermelho e edemaciado, formação de uma pustula ( como se fosse uma espinha) até a crosta que vai cair e deixar a cicatriz.
Caso você tenha uma reação mais exagerada como a formação de gânglios dolorosos e vermelhos é importante que converse com seu pediatra para realizar o acompanhamento adequado.