O teste do pezinho é realizado há mais de 50 anos aqui no Brasil e tem como principal objetivo, diagnosticar doenças raras em recém – nascidos. Dessa forma, caso algum problema seja identificado, é possível agir o mais rápido possível para garantir a saúde do bebê.

Em 2001 foi sancionada a portaria 822 pelo Ministério da Saúde, onde hospitais públicos e particulares devem realizar esse exame após 48h de vida do bebê. Assim, a mãe pode voltar para casa já com o exame colhido e aguardar o resultado.

Quais doenças podem ser diagnosticadas com o teste do pezinho?

Atualmente, o teste consegue detectar 6 tipos de doenças, elas são:

  • hipotireoidismo congênito;
  • síndromes facilformes;
  • fenilcetonúria;
  • fibrose cística;
  • hiperplasia adrenal congênita;
  • deficiência de biotinidase

O teste tem se mostrado eficiente para o diagnóstico precoce e tem salvado milhares de vidas. E boas notícias estão a caminho, pois foi sancionada a Lei nº14.154, que faz com que o número de doenças rastreadas pelo exame suba para 50 ( teste do pezinho ampliado ou TADEM). Assim, outros tipos de doenças raras também serão detectadas.

Esse processo terá 5 etapas, distribuídas da seguinte forma:

Primeira etapa: Serão detectadas doenças como: Hiperfenilalaninemias (excesso de fenilalanina); Hemoglobinopatias (relacionadas à hemoglobina) e Toxoplasmose congênita.

Segunda etapa : Galactosemias (nível elevado de galactose no sangue); Aminoacidopatias; Distúrbio do ciclo de ureia; Distúrbios de betaoxidação de ácidos graxos.

Terceira etapa: Doenças lisossômicas (que afetam o funcionamento celular).

Quarta etapa: Imunodeficiências primárias (problemas genéticos no sistema imunológico).

Quinta etapa: Atrofia muscular espinhal.

É importante saber que a primeira etapa começou a valer a partir de 2022 e deve-se aguardar a implementação das próximas. 

Como funciona o teste?

O teste é simples e rápido. É retirado pequenas gotas de sangue do calcanhar do bebê, isso porque essa é uma região com muitos vasos sanguíneos. Em alguns hospitais é realizada coleta de sangue de algum vaso ( artéria ou veia). Ela é quase indolor, no máximo, a criança sente uma leve picada. Sendo assim, os pais podem ficar despreocupados, pois não causa reação e não possui contraindicações.

Converse com o pediatra e esclareça todas as suas dúvidas

Tirar todas as dúvidas com quem realmente entende do assunto, sempre é a melhor opção. Por isso, converse com o pediatra, veja quando o teste será realizado, veja o resultado dos exames. Realizar o teste do pezinho é importante, pois assim, você está garantindo segurança e todos os cuidados necessários que o bebê possa precisar.