Quando nos tornamos pais e mães, o senso de responsabilidade ronda nossas vidas, e com responsabilidade não estou falando apenas de ter certeza que os pequenos estão sendo bem cuidados e alimentados, mas também que eles estejam recebendo e praticando os valores como ser humano. 

É… construir o futuro é uma baita responsabilidade, mas ao invés de ter um olhar receoso, temos que tentar lidar com isso como uma grande oportunidade para fazer um mundo melhor. 

Não tem uma fórmula mágica a ser seguida para criar os filhos, até porque cada um é do seu jeitinho, mas uma coisa é unânime: o exemplo dos responsáveis. 

Você já parou para pensar nos valores e referências que está passando para as crianças? 

Nos primeiros anos os pequenos absorvem tudo e mais um pouco, e tomam como referências para a sua construção de mundo e ideais as vivências que os cercam. Uma educação baseada no respeito, honestidade, empatia e fortalecimento de vínculos é essencial.

Faça da sua casa um espaço seguro para conversar, mostre desde cedo a relação do respeito e limites de cada pessoa, ensinando os valores de se cuidar e também cuidar do outro, além de ser importante demonstrar as emoções e os sentimentos. Mas ao mesmo tempo que você mostra, também esteja aberto para ouvir o que a criança tem a dizer e como ela se expressa.

Ensine que em cada ação há algo a ser aprendido, mas sem cobrar que ele seja bom em tudo, e uma boa forma disso é cercar a criança de boas referências (seja de pessoas, livros, brinquedos, etc…).

Lembre-se que lições agressivas não são educativas e que amor e violência não se relacionam, sabemos que tudo deve ser resolvido com a conversa e devemos passar isso para os pequenos desde sempre! 

Saiba que você está fazendo o seu melhor e seu esforço jamais será em vão.