O contato pele a pele da mãe com seu filho logo após o nascimento, além de muito gostoso, também faz parte de um modelo de assistência ao recém-nascido, batizado de Método Canguru. Esse método consiste em manter o recém-nascido em contato pele a pele, na posição vertical, junto ao peito da mãe.
O melhor de tudo é que a cada dia descobrimos novas vantagens dessa prática. E a novidade é que o contato pele a pele, pode ajudar bebês com Síndrome de Abstinência Neonatal (SAN). A condição ocorre em uma parcela significativa de recém-nascidos de mães usuárias de drogas ou que foram tratadas com opióides durante a gravidez.
O estudo foi conduzido pelo Centro Médico Metrohealth, em Cleveland, nos Estados Unidos, onde são registrados mais de 100 casos por ano de bebês com a síndrome. E os resultados observados foram bastante positivos. O Método Canguru reduz a ansiedade, o estresse, praticamente elimina a dor e o choro dos bebês.
Além disso, esses bebês desenvolveram menos sintomas severos e, muitas vezes, nem precisaram usar medicamentos para tratar a condição. Esse tipo de estudo apenas reforça a importância da valorização desse método por todo o mundo. Você já tinha ouvido falar na prática?